sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Por que as proparoxítonas são acentuadas?

Achei esse texto na pagina de perfil de uma rede social na Internet, enquanto procurava um motivo que me explicasse porque, porque as proparoxítonas são acentuadas. Na verdade eu nunca entendi os acentos, nem as tonalidades vogais. Lembro que quando pequena, tentava entender o esquema. Qual é a silaba mais forte? E ficava repetindo as palavras, a fim de meus ouvidos acharem a resposta. Mas a verdade é que eu cresci e alguma palavras se tornaram naturais, eu sei que são acentuadas, não porque decorei as regras gramáticas, mas simplesmente porque sei pela vivência com as letras. Mas ainda assim me pego errando com acento mais bobo.

É no primeiro u no segundo u? Essas são as perguntas que ora e outra faço para as pessoas próximas e não tenho vergonha de fazê-las. Eu nunca fui tão boa com as palavras. Lembro-me de ter aprendido a ler com bastante dificuldade. Na verdade por pressão. No sufoco. Minha primeira palavra a ser lida foi um qualquer coisa formiga ou da espécie inseto. Não me lembro ao certo. Mas sei que foi assim.

O texto que coloco provavelmente é pessoal, original de um amigo ao outro. Pensei que se tratava de textos corriqueiros na Internet, onde se passa de um e-mail para outro, mas estava enganada. Pesquisei e nada encontrei como o texto.

A pagina de perfil que retirei esse texto, a pessoa dizia se tratar de um amigo que o escreveu (não tinha seu nome) e pela ironia do destino, como o próprio citou não se falam mais (o porquê não explicava), mas as vezes acontecem assim, as pessoas se vão e não é culpa de ninguém. Simplesmente elas já cumpriram o propósito que tinha na sua vida e precisavam ir. Seguir os seus caminho.

Agora sem enroletion. Vamos lá.

Por quê?
Por que todas as proparoxítonas são acentuadas?
Nunca me responderam isso. Apenas me mandaram decorar. Talvez não soubessem
a resposta, nem o motivo. Mas hoje, eu descobri....
As palavras são pessoas...
Algumas são simples, outras complexas, complicadas. Podem ser subestimadas,
esquecidas. Estranhar à primeira vista; causar dúvida. Quem nunca ficou com
dúvida ao escrever “exceção”? Quem nunca escreveu uma palavra errada sem
perceber? Mas de uma coisa ninguém se esquece: todas as proparoxítonas são
acentuadas...
Os são apenas por serem as palavras de menor número da nossa terrível Língua
Portuguesa. São poucas, mas suficiente para serem notadas e receberem esse
pequeno detalhe, essa pequena atenção.
É justamente isso que eu faço agora: estou acentuando uma proparoxítona.
É um dia especial para isso. Não o único, apenas especial. Amanhã é o SEU
dia. É o dia do meu AMIGO!
É difícil ter que dizer em palavras o que deve ser explicado pela presença.
Mas, sim, para mim, você é uma proparoxítona: uma pessoa única,
especialmente especial.
Por quê?
Não sou poeta e nem bom em enumerar, mas...cinco palavras te definem:
Compreensão
Respeito
Justiça
Lealdade
Simplicidade
Às vezes eu costumo dizer que é difícil nós sermos quem nós somos. Mas
continue assim, rapaz; porque está de bom tamanho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário